LIDERANÇA E OS ACAMPAMENTOS CIA DO LAZER

 

Liderança

As definições do constructo liderança dentro do mundo acadêmico são as mais diversas e este constructo tem sido estudo deste a antiguidade. De acordo com Minicucci (1995) pesquisas iniciais sobre liderança focalizavam o próprio líder com a sua personalidade, e tinha-se a impressão que a eficácia de sua liderança poderia ser explicada isolando suas características psicológicas e físicas e que isto o diferenciava dos demais membros do grupo, no entanto, estes estudos não produziram os resultados esperados e não existe prova confiável quanto a existência de características universais de liderança já que os lideres não funcionam isoladamente e estão dentro do contexto social, cultural e físico. Para Petterson e Seligman (2004) liderança enquanto qualidade pessoal refere-se a uma constelação de atributos cognitivos integrados a temperamentos que promovam uma orientação para influenciar e ajudar os outros com direções e motivações para se obter o sucesso coletivo e dos indivíduos com esta predisposição almejam papéis dominantes atraves de relacionamentos e situações sociais ressaltando ainda que a liderança é intrisicamente um fenômeno social.

Um líder atento com século XXI deve estabelecer novos paradigmas e criar diferentes habilidades para exercer tal liderança pois de acordo com Robbins (2005) liderança é a capacidade de influenciar um grupo para alcançar uma meta. O autor também ressalta que é necessário incorporar alguns elementos da inteligência emocional como a autoconsciência, autogerenciamento, automotivação, empatia, habilidades sociais e que o conjunto destes elementos é que irá tornar o desempenho deste profissional de forma satisfatória.

De acordo com Erben e Gu¨nes,er (2008) existe um fator muito importante que é a percepção de um clima ético no comportamento de um líder e que uma liderança paternalista desenvolve a humanização e moraliza o local de trabalho. Já para Druker o mais importante dentro das empresas são as pessoas e para que a verdadeira liderança aconteça não é necessário estar pautada em traços comuns de personalidade e muito menos em carisma, é preciso estar pautada em responsabilidade, trabalho e confiança.

Na visão de Hunter (2004) liderança está pautada na humildade, generosidade, curiosidade investigativa, honestidade e amorosidade e segundo ele… “A real capacidade de liderança não fala da personalidade do líder, de suas posses ou carisma, mas fala de quem ele é como pessoa. (…) Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são as qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer…”(HUNTER,2004, p.).

A falta de consenso sobre o assunto traz a importância desta discussão e apresenta a mesma como “… o caráter evolutivo das idéias mais aceitas, sugerem que liderança constitui algo situacional, dinâmico e profundamente ligado à natureza humana” (FIORELLE, 2007, p. 200).

Dentro desta perspectiva é que vamos entender que liderança não é concedida e sim conquistada através de atitudes e comportamentos positivos, pois Carnegie (1937) caracteriza alguns princípios de uma boa liderança que são facilmente percebidas nos acampamentos como uma apreciação sincera, conversar sobre erros, falar sobre suas falhas antes de falar das outras, perguntar ao invés de dar ordens, permitir que cada individuo se defenda, elogiar todo e qualquer progresso, ser sincero em seus elogios e proporcionar uma boa reputação para a pessoa. Não existem receitas para que a liderança aconteça e sim comportamentos e atitudes transformadas em ações.

Os acampamentos neste aspecto desenvolvem a liderança a partir do momento em que estabelecem responsabilidades, confiança, respeito e obrigações para as crianças e jovens assim como é feito pelos familiares em casa. O comportamento de cada um é que irá diferenciá-lo dos outros sendo um líder ou não (YOUTH DEVELOPMENT OUTCOMES OF THE CAMP EXPERIENCE, 2006).

Rose Jarocki, Msc

Categorias:Experiencia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s