Que VALOR você dá? 

Ao final de cada temporada de férias sempre faço uma profunda reflexão e surgem novos questionamentos e dúvidas.

Desta vez a que me ocorreu fortemente foi a seguinte:

Qual é a importância  do legado que estamos deixando ou mais profundo ainda, será que o que fazemos tem VALOR e se tem,  pra quem?

Está reflexão veio à tona depois de muitas negociações com pais, familiares e também após 10 dias na lida com crianças super diferentes em todos os aspectos. Um enorme aprendizado.

Para entender melhor comecei a identificar o que é Valor, Preço e Valores…

Vamos lá:

Quando se fala em valor de determinado produto, as pessoas imediatamente remetem para o gasto, ou seja, para quanto estão dispostas a desembolsar.

E é aí que está o X da questão: dinheiro está relacionado a preço, e não a valor. O valor só existirá se o produto ou serviço apresentar e/ou trouxer algum benefício ao cliente.

Assim, o valor não é próprio do produto, mas é algo dado a esse produto pelo comprador. Para algumas pessoas, esse sentimento é mais forte ou mais necessário que para outras.

Então, se valor é preço são diferentes cabe a cada um dar o valor que achar importante, não é?

Quando falamos em VALORES fica ainda mais complicado,  pois cada um de nós trás em sua história os seus valores que são aprendidos e adiquiridos por meio de sua educação e experiência ao longo de cada história.  Estes valores são percebidos na maneira de falar, no comportamento, enfim aflora quando se convive.

Nossa, aí complicou né, pois colocar estes três aspectos no mesmo balaio… tá difícil ou melhor é IMPOSSÍVEL, pois cada um deles tem um viez diferente.

Então, para responder ao meu questionamento, resolvi entender assim:

Clara que está é a minha perspectiva, mas vale a pena a reflexão.

PREÇO

Quando analiso algo somente pelo preço a relação que faço é a seguinte: posso pagar, cabe no meu bolso e aí tomo a minha decisão.

Simples, né?

VALOR

Quando entendo e identifico o valor que o produto/serviço pode me trazer a análise é outra, pois se este produto/serviço irá agregar X ou Y pra mim, às vezes o preço não cabe no meu bolso, mas o valor que ele irá gerar valerá a pena.

Já complica um pouco, né?

VALORES

Quando analiso valores fica ainda mas complicado, pois os meus valores podem não ser os mesmos que o seu e aí o bicho pega mesmo, né?

Trazendo está análise para os Acampamento, minha avaliação  ficou assim:

PREÇO

Quanto custa o acampamento? Quanto tenho para gastar com esta atividade? Com e como posso comparar: custo x benefício, tempo de atividade, custo de um lanche, o que oferece, cinema, passeio no shopping, boliche, praia, parques, teatro e aí verificar se é caro ou barato para mim…

FÁCIL!

VALOR

O que este tipo de atividade trará para o meu filho. Irá agregar valor ao desenvolvimento dele, irá trazer algum aprendizado. Será que é importante para ele ter está experiência de crescimento, e conquistas. Será que é importante sair da zona de conforto para crescer e aprender ou isto é uma grande bobagem, só vai brincar….

FICOU MAIS COMPLEXO!

VALORES

Qual ou quais os valores estou passando para o meu filho, aprender a respeitar os outros, aprender a viver com o outro e entender o que é direto e deveres. Aprender o que é honestidade, ética, cooperação dentre outras coisas. Será que estes valores estão claros e são importantes para o meu filho, será que estes valores vão torna-los melhores como pessoas e profissionais. Será que este programa contempla ou preocupa-se com estes valores. Será que este programa tem os mesmos valores que os meus?

COMPLICOU MUITO!

Kkkkkkkk..,

O que consegui tirar de tudo isto então…

Entendo que o preço é extremamente honesto e barato se comparado com uma simples ida ao cinema e um lanche, acredito ainda que grande parcela das famílias não tem como pagar, pois não cabe no orçamento.

Percebo que este programa traz grandes benefícios para as crianças pois por meio do brincar  desenvolvemos a autoestima, independência, enfrentamento de problemas e medos, enfim existe muito valor no projeto que vai além do preço.

Acredito também que valores como respeito, ética, honestidade, responsabilidade, cooperação estão presentes neste projeto e a cada grupo percebo o quanto nossas crianças precisam viver isto, pois em função de muitas questões as famílias e escolas estão deixando estes aspectos de lado.

Enquanto educadora isto me preocupa muito, pois tenho percebidos cada dia mais uma enorme inversão de valores por parte das crianças onde o respeito, deveres, obrigações e outros tantos não fazem parte do repertório delas.

Como mae, me preocupo em que tipo dede mundo estou deixando para o meu filho, e com que valores.

Como empresária me preocupo em perceber que os jovens estão sem horizonte e sem valorizar realmente o que é importante.

O mudo TER está cada vez mais forte sobre o SER.

Sabe de quem é a responsabilidade?

NOSSA.

Até quando vamos dar valor exagerado ao ar condicionado, ao último modelo do smartphone, a melhor roupa.

Qual é realmente o valor que você dá para as coisas importantes?

Quais são os seus valores?

O que quer realmente oferecer ao seu filho?

Algo barato que não sirva pra nada ou algo que realmente tenha valor?

Pense nisto?

Eu ainda estou pensando…

Será que os ACAMPAMENTOS só tem valor pra mim?

Rose Jarocki, MSC

 

Categorias:educaçao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s