Afinal, Somos Socialmente Incompetentes?

Publicado por

Recebi hoje este texto e achei super interessante e resolvi compartilhar com vocês.

Depois de 3 temporadas de Férias, com mais de 130 crianças e jovens é notório como nossas crianças e jovens estão dependentes de tanta tecnologia.

A tecnologia machuca, inibe, atrapalha, afasta e cria uma lacuna gigante entre as relações humanas. Dificuldades de fazer amigos, de ficar sem fazer nada e até de brincar…

Bem, leia o texto

Afinal, Somos Socialmente Incompetentes?

2ª Parte do Artigo de Janeiro

Artigo de Karina M. Kimmig

As redes sociais estão a nos levar num trilho de perdas sociais sem volta?

As últimas pesquisas apontam que uma forte correlação entre o uso da tecnologia pelos iGen (nascidos entre meados dos anos 1990 e a década 2000, e posterior) e o aumento dos níveis de ansiedade, depressão, menos horas dormidas, que moldam a saúde mental dos jovens (Jean Twenge, 2017).

A geração iGen é a primeira geração a passar a sua adolescência na era do smartphone. É a primeira a ter o smartphone como seu companheiro e confessor inseparável, e a gastar menos tempo com seus amigos em pessoa.

Não são necessários gráficos para ver essa realidade. Eu própria a observo no meu dia-a-dia. Nos últimos anos verifiquei um aumento de jovens com problemas de ansiedade nos meus cursos, ou que me procuram para sessões humanistic coaching, do que ocorria no passado.

Toda a semana quando vou ao ginásio, observo jovens em modo supino, agarrados aos seus pesos especiais – smartphones – enquanto os pesos ou barras estão a decorar o local. Enquanto eu faço uma, duas, três séries, eles estão atentos aos últimos posts dos seus amigos virtuais, no conto de fadas que se vai apresentando no feed de notícias, enquanto ignoram totalmente que ao lado, alguém está a fazer umas abdominais.

Curiosamente, nos EUA, mudanças abruptas nos comportamentos e estados emocionais dos adolescentes iGen foram identificadas em 2012 (com o aumento da compra de smartphones), algo somente comparável a geração da década de 30, da Grande Depressão (Jean Twenge, 2017). Com as enormes dificuldades económicas nos anos 30….

Leia mais…

https://gallery.mailchimp.com/95717c73526a3de477dcc2f7f/files/5f1f84c7-a284-4e34-80c2-0ce09195bd74/NewsletterFeb18.01.pdf

 

Um abraço

 

Rose Jarocki, Msc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s