As escolas limitam a criatividade das crianças todos os dias, você sabia?

Publicado por

Quem gosta de ler sobre educação, com certeza ja ouviu falar em Sir Ken Robinson. Suas palestras são famosas pelo seu humor inconfundível e pelo seu conteúdo simples, fácil e extremamente profundo e preocupante.

Sir Ken Robinson trás a seguinte reflexão: “o sistema de educação atual, foi idealizado no período da revolução industrial para atender a grande demanda da  indústria e para as  pessoas que vinham do campo”.  Pois é, cem anos se passaram e a  educação continua a mesma, nada mudou…

No entanto hoje,  as mudanças acontecem com uma velocidade gigantesca e segundo Robinson, “não sabemos o que há de acontecer em cinco anos”.

Ele acredita e defende um modelo de escola que estimule e oportunize mentes abertas e criativas para encontrar as soluções.  E que o sistema educacional deve  mudar para ajudar todo o processo incentivando a criatividade do corpo inteiro, e não só da mente.

Vejam alguns pontos que Sir Ken Robinson levanta em uma de suas palestras:

– Educação é o que nos levará ao futuro que hoje ainda não conseguimos compreender;

– Crianças tem uma capacidade excepcional de inovação;

– Todas crianças tem grande talento mas o sistema o desperdiça;

– A criatividade hoje nas escolas deveria ter o mesmo status da alfabetização;

– Se você não estiver pronto para errar, nunca vai ter uma ideia original e nas escolas hoje, a pior coisa que se possa fazer é errar… Estamos educando as nossas crianças para serem menos criativas.  Empresas hoje são administradas da mesma forma;

– Sabemos três coisas sobre inteligência: 1. é variada 2. é dinâmica 3. é distinta;

– Criatividade, de acordo com Sir Ken Robinson, é ter idéias originais que possuem valor e se manifestam através da interação de várias disciplinas;

– Temos que ver a nossa capacidade criativa pela riqueza que ela é começar a ver nossas crianças pela esperança que elas representam;

Todo o conceito da criatividade é fascinante!

Quando leio e assisto as palestras de Robinson, penso sempre na grande ferramenta que temos nas mãos que são os ACAMPAMENTOS EDUCATIVOS.

Por meio dos ACAMPAMENTOS EDUCATIVOS, podemos facilmente estimular a criatividade, o movimento, e desenvolver habilidades e competências que a escola não percebe, não acredita, não enxerga, pois esta mais preocupada com números, resultados e com poucos.

Veja aqui a palestra do SIR KEN ROBINSON.

Tenho certeza, você irá adorar!

Um abraço

Rose Jarocki, Msc

Um comentário

  1. Muito bom! Deixa um alerta para os pais e educadores sobre o seu verdadeiro papel na educação ! Que estimular as potencialidade! Focar no que desperta o interesse para. Desenvolver o conhecimento!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s