Olá,
Tudo bem?
Este artigo é o primeiro da série S.E.R – Saber Empreender na Recreação e faz parte do mês comemorativo de 31 anos que empreendo na recreação. Durante este mês estarei publicando artigos, fazendo podcast, lives e gerado outros conteúdos. Espero que goste e compartilhe o mesmo com seus amigos e com a concorrência. kkkkk!
No entanto, antes de aprofundar o assunto seria interessante definir o que é a tão famosa e temida CONCORRÊNCIA.
Em particular, eu detesto, não sei você… mas o fato de detestá-la, não fará ela desaparecer, não é mesmo?
O que importa é o que devemos e o que podemos fazer sobre este assunto no dia a dia. Para escrever este artigo eu percorri outros sites para me guiar e definir o tom que traria para a nossa conversa.
Logo, o nosso caminho será assim:
- Definição de Concorrência Econômica;
- Tipos de Concorrência;
- O que fazer para lidar com tanta Concorrência;
Vamos lá?
O QUE É CONCORRÊNCIA ECONÔMICA
Eleger uma definição completa sobre CONCORRÊNCIA é complexo, então decidi escolher a mais básica de todos para não perder o prumo.
“A Concorrência econômica corresponde à situação de lucro de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem e/ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objetivo para o seu negócio – lucros e vendas – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços,a qualidade dos produtos, os serviços após venda.”
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Concorrência_(economia)
Seria muito bom se tudo fosse simples e direto como a definição acima, mas a realidade é que essa tal concorrência é mais complexa do que uma simples definição. Gosto de dizer que a concorrência é tudo que tira a gente da Zona de Conforto.
Estou no mercado empreendendo há 31 anos e posso afirmar com certeza que tenho um pouco de “saudades” de duas décadas atrás, onde dominávamos o mercado em quase sua totalidade, não por sermos os melhores, mas pelo fato de termos sido os pioneiros e tivemos o privilégio de ficarmos muitos anos praticamente sozinhos neste segmento o que inevitavelmente nos trouxe credibilidade, visibilidade e lógico muita experiência e aprendizado.
O mercado mudou e a concorrência aumentou. Apesar de não “adorar isto” a concorrência tem sido a grande responsável por muitos avanços e melhorias dentro da nossa empresa.
Todo mercado é dinâmico e precisa de investimentos em todos os setores, não só pessoal, mas em processos, tecnologia, estratégias e nem sempre os nossos recursos estão disponíveis para enfrentar um mercado concorrencial, mas se queremos permanecer no “jogo” é necessário entender tudo isto e principalmente como a concorrência funciona e o que precisamos fazer para nos manter no negócio.
Gostaria de convidá-los para conhecer 4 tipos de concorrência que separarei para avaliarmos. É possível que você encontre outros tipos de nomenclaturas mas, acredito que estas quatro vão trazer um entendimento proveitoso para você e para a sua empresa.
É preciso identificar e conhecer os seus adversários e ter informações verdadeiras sobre suas estratégias, pois para vencer uma guerra, é necessário táticas e um plano bem desenhado.
Após inteirar-se dos tipos de concorrência, é possível que identifique que tem mais concorrentes do que imaginava. Sentir-se desconfortável com isto, não é nenhum pecado. A ÓTIMA notícia é que você poderá prevenir-se, organizar-se e sair na frente da concorrência de modo planejado e estratégico, fazendo a concorrência correr atrás do prejuízo.

TIPOS DE CONCORRÊNCIA
- Concorrência de MARCA;
- Concorrência SETORIAL;
- Concorrência de FORMA;
- Concorrência GENÊRICA;
- Concorrência DIGITAL:
Concorrência de MARCA
Concorrência de MARCA ou DIRETA, são terminologias que você irá encontrar para este tipo de concorrência. É aquela que oferece produtos e/ou serviços similares ao seu e naturalmente tem de fato o o mesmo público.
Temos como exemplo:
- Coca-Cola /Pepsi;
- Cia do Lazer / Empresas de Recreação e assim por diante.
Concorrência SETORIAL
Popularmente conhecido como concorrente INDIRETO. São empresas que oferecem produtos e serviços na mesma área que a sua. Fornecem produtos similares com valores distintos, mas hipoteticamente o mesmo produto ou serviço.
Temos como exemplo:
- Empresa X vende TV de 20 polegadas por R$ 450 e a empresa Y vende TV de 45 polegadas por R$ 4.000, apesar de valores serem bem distintos são concorrentes setoriais.
- Acampamentos Cia do Lazer / Resorts que vendem programas de férias.
Concorrência de FORMA
Chamada também de NEBULOSA, pois são concorrentes que vendem produtos e serviços substitutos em sua forma.
Temos como exemplo:
- Empresa de automóveis que tem como concorrentes de “forma” empresas que vendem motos, bicicletas, caminhões e até o próprio município, que oferece transporte público.
- Cia do Lazer / praia, parques, cinema, teatro, brinquedo e etc
Concorrência GENÉRICA
Conhecida como ECONÔMICA também, são todas as empresas que disputam o dinheiro dos seus clientes com você.
Temos como exemplo:
- Se você tem um hotel, você estará competindo não só com outros hotéis, pousadas e resorts. Você estará competindo ainda com uma loja de carros, com uma empresa de reformas, com uma imobiliária e assim por diante. O seu cliente terá de escolher o que ele vai fazer com o dinheiro que tem pois ele provavelmente não pode fazer tudo. Ele vai escolher entre viajar nas férias ou reformar o apartamento. Entre trocar de carro ou comprar uma casa nova. Entre ir ao shopping comprar uma roupa ou ir jantar fora, e assim por diante.
- Cia do Lazer – você estará competindo com um celular, por exemplo, você quer ir para o ACAMPAMENTO DE FÉRIAS ou quer um CELULAR NOVO….
Concorrência DIGITAL
Esta concorrência na realidade é apenas o formato de como acessar o cliente, pois na realidade o tipo de concorrência estará aportado nos exemplos acima.
Ela pode ser de marca, setorial, forma ou economica.
NOSSA…
Não se desespere… pois ao tomar consciência de como anda a sua concorrência é possível fazer uma análise do seu cenário com mais amplitude e clareza, descobrindo novos caminhos, aperfeiçoando e colocando o seu produto e/ou serviço em outro patamar.

O QUE FAZER PARA LIDAR COM TANTA CONCORRÊNCIA?
Bem, gostaria de ter a fórmula secreta, mas não tenho…
Isto demanda muito trabalho e uma atenção continuada para manter-se no mercado. Este é o único caminho.
Dicas para não perder o prumo:
- Conheça a fundo exatamente quem são seus concorrentes;
- Prepare-se para todas as objeções do seu cliente;
- Crie estratégias de marketing com foco na sua persona;
- Defina com clareza o seu NICHO;
- Esteja pronto para mudar a qualquer momento;
PROCURE SABER AINDA:
- Quais são seus concorrentes diretos e indiretos;
- Qual a participação de cada um no mercado;
- Qual é o preço dos seus produtos/serviços;
- Formas de pagamento utilizadas;
- Número de lojas e colaboradores;
- Horário de funcionamento;
- Localização geográfica;
- Quais seus diferenciais;
- Políticas de atendimento;
- Quais são as necessidades do cliente que eles atendem e quais são as que eles não atendem;
- Tempo de atuação no mercado;
- Quais estratégias de marketing e vendas são utilizadas.
Bem, parece difícil não é mesmo, mas isto é apenas a ponta do iceberg de quem empreende e de quem quer ter sucesso…
Apesar disso, gostaria de comunicar que o mundo esta mudando e cada vez mais as pessoas e empresas trabalham de forma colaborativa. Estreitar laços com alguns concorrentes e modificar o seu modelo mental pode transformar a sua jornada.
Livrar-se da metáfora “COM CORRENTES” pode ser libertador para o seu negócio em todos os sentidos.
As empresas do futuro procuram mentes que pensem de forma cooperativa e co-participativa.
Encontre para a sua empresa parceiros que pensem como você e identifiquem entre si habilidades e fraquezas e quem sabe, tracem juntos estratégias de sucesso.
Mas, antes de tomar este rumo, escolha à dedo o seu parceiro para não dar um “tiro no pé.”
https://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/conceito-de-concorrencia-direta-e-indireta/